• Bento

Entrevista de emprego em inglês: qual a pergunta mais comum? (Com respostas!)

No mundo globalizado de hoje, as empresas multinacionais têm buscado trabalhar em diferentes países ao mesmo tempo. Esta é uma consequência da tecnologia e da facilidade de transitar entre todo os países


Por esse motivo, cada vez mais vemos empresas incorporando a entrevista em inglês em seus processos seletivos. Não é incomum vermos candidatos qualificados e com excelentes currículos totalmente despreparados ou sem o nível de comunicação em inglês necessário para preencher a vaga. Nesse artigo você vai descobrir como se preparar para a sua próxima entrevista em inglês e agarrar as oportunidades.


Tell me about yourself

Vamos focar no que responder à pergunta mais comum, que é “Tell me about yourself”. Quando você responde a essa questão com aptidão, consequentemente vai englobar numa mesma resposta as 5 perguntas mais comuns de uma entrevista:

1) Talk about your work experience

2) Why and how you are qualified

3) Talk about your next career step

4) Why you have applied for this position

5) Why you are perfect for this position

Em qualquer dessas perguntas o seu trabalho aqui é to market yourself, se vender! Seu entrevistador quer obter informações relevantes de como você é o melhor candidato para preencher aquela posição. Pense em responder à pergunta: “O que você já fez que é relevante para essa vaga? ”


Começando pelo que não fazer:

Seu entrevistador não está interessado em saber os seus likes and dislikes, ele não precisa saber da sua família, nem nenhuma outra informação que não seja relevante. Por mais que seja uma zona de conforto falar “I’m married. I’m 30 years old. I like going to restaurants” quando falamos inglês, esse tipo de assunto não agrega em nada ao seu perfil. Para não cair nessa cilada, você precisa se preparar.


Como se preparar

1) Review the job description. Revise a descrição da vaga. Você deve entender a melhor forma de encaixar suas qualidades e experiências que serão úteis nessa posição.

2) Research the company. Pesquise sobre a empresa. Você está diante de uma grande empresa ou uma empresa familiar? O que exatamente eles produzem ou quais serviços prestam? Como o seu inglês vai ser relevante? E, principalmente, como você vai fazer parte da cultura dessa companhia?

3) List your expertise, strengths, and unique qualities. Faça uma lista da sua expertise, seus pontos fortes, e o que faz de você um candidato único.

4) Write at least 5 good sentences about you, and connect them into a paragraph. Escreva em inglês 5 boas frases sobre você e como você é o candidato perfeito para essa vaga, e conecte-as em um parágrafo.

5) PRACTICE! PRATICE! PRACTICE! Depois que você tiver essas informações, comece a praticar formas de comunica-las. Quando estiver contente com a resposta, continue praticando e ensaiando para o caso de o nervosismo aparecer.

Tell me about yourself – divida a resposta em duas partes

1) How / Why you are qualified. Não recite seu currículo, mas apresente os pontos principais dele para essa vaga;

2) Why you have applied. Se concentre em dizer como você quer avançar na sua carreira. Não fale mal do seu antigo chefe, do atual emprego, nem dos seus colegas de trabalho. Não deixe essa impressão ruim no seu entrevistador!


Exemplo, com comentários:

Alguém que procura um cargo de gerência em uma filial local de uma empresa de transporte pode dizer:

(Why You Are Qualified) “I was born and raised in Limeira and have an excellent knowledge of the area as well as the cities around it (informação pessoal relevante). During the last 9 years with the ABC Company, I have progressed through positions of Package Loader, Courier, Dispatcher, and Team Lead (minhas experiências anteriores). In my most recent position, I have had the opportunity to complete numerous management training programs (cursos e treinamentos que fiz), provide supervision and leadership to all positions within the station, and participate in special projects in conjunction with Senior and District Managers (meu trabalho em equipe). I enjoy being a Lead and the opportunity to empower and motivate my team.

(Why You Applied) “I believe this experience and training has prepared me to take the next step and pursue a management position with Big New Employer.”


Mãos à obra!

O que parece ser uma resposta supercomplexa, nada mais é que ao menos 5 boas informações conectadas em um parágrafo. Pense nas 5 melhores sentenças que você conseguir formar com as suas informações, conecte-as, e use o exemplo acima para outras frases chave. Depois disso é só treinar e treinar e treinar! Grave a sua voz, se ouça, treine com outras pessoas, e escreva aqui nos comentários como ficou o seu texto!

Copyright Blue Pine 2014 - 2020. Politica de Privacidade