Como estudar inglês pra fluência? ESTUDO ATIVO vs. PASSIVO

Muito se fala de aprender inglês assistindo flmes, ouvindo músicas ou lendo notícias. Mas sempre parece faltar algo para aqueles que estudam dessa forma chegarem de fato à fluência do inglês. Nessa postagem vou mostrar outras formas de estudo para você entender o que acontece e como podemos deixar o processo de fluência mais eficaz.


O que é estudo passivo de inglês?

O estudo passivo de inglês é aquele onde o aluno recebe informação passivamente e é exposto ao idioma atavés de filmes, séries, músicas, livros e artigos. Essa forma de estudo é a mais difundida por ter uma infinidade de materiais disponíveis na internet e na mídia, além de ser muito prazeroso.

Essa forma de estudo é chamada de “passiva” porque o aluno recebe informação passivamente, sem necessariamente criar ou produzir nada em inglês.


O quanto é importante fazer o estudo passivo?

Essa parte do aprendizado é muito importante também, porque ao se expor ao idioma o aluno tem a chance de aprender novos vocabulários, expressões, pronúncias, gírias e até culturas de outros países. É nesse tipo de estudo que você vai ter a chance de aumentar o seu nível de compreensão do inglês, tanto na leitura quanto ao ouvir pessoas falando no idioma alvo.


Mas se você procura ficar fluente no idioma, precisa focar também no estudo ativo do inglês.


Eu sou prova viva da necessidade do estudo ativo! Aprendi inglês sozinha, com músicas, séries, games, mas demorei mais de 10 anos para me sentir confortável para conversar em inglês. Se você não tem esse tempo e procura ficar fluente no idioma, então precisa focar também no estudo ativo do inglês. - Fernanda Ceneviva


Mas o que é estudo ativo?

Seguindo o mesmo raciocínio, o estudo ativo é quando o aluno precisa produzir no idioma alvo. Escrever textos, diálogos, emails e, principalmente, conversar e discursar em inglês. Aqui é onde você vai ativar todo o conhecimento que você ganhou ao estudar passivamente, e ver quais são as suas lacunas de conhecimento - ou mais precisamente onde você precisa melhorar o seu inglês porque não conseguiu se expressar da maneira que queria.


Como estudar ativamente?

Essa é a hora que os alunos geralmente precisam sair um pouco da própria zona de conforto. Estudar ativamente significa participar de conversações, escrever redações, trocar ideias em fóruns e chats com falantes de inglês (nativos ou não! Lembre-se que o inglês é uma língua franca e não são apenas nativos que a usam no dia a dia da vida pessoal e profissional).


Essas são algumas formas que você pode ativar o seu inglês:

  • Participando de grupos de conversação que não usam o português

  • Postando a sua opinião ou compartilhando histórias de vida em fóruns internacionais

  • Participando de chats em streams/lives em inglês

  • Escrevendo redações padrão

  • Trocando emails com pessoas que não falam português

  • Descrevendo situações cotidianas - da sua vida pessoal e profissional - em voz alta

  • Participando de aulas de conversação com professores qualificados para te ajudar

Treinar a conversação vai ser muito importante para você desenvolver velocidade de raciocínio e fala na hora de falar inglês.


Com que frequência devo estudar passivamente vs. ativamente?


Para quem está no início dos estudos, eu aconselho estudar passivamente até semi-dominar um tópico (como falar oi, por exemplo) e então colocar à prova numa conversação simples.


Para intermediários, começar com 50-50: 50% do tempo estudar passivamente e os outros 50% tentar conversar sobre os assuntos estudados ou tentar incorporar vocabulário e expressão aprendidas na sua conversação.


Para avançados, 20-80: 20% do tempo estudando passivamente e os outros 80% em conversação. Aqui você precisa deliberadamente incorporar novas expressões, idioms, vocabulários que aprendeu nos 20% passivo.


A Blue Pine tem cursos de inglês voltados a todos os níveis, com estudo passivo e ativo guiados, turmas de conversação niveladas e aulas de estudos de compreensão e escrita. Quer saber mais? Converse com a gente!


Pare de fugir de situações que exijam o seu inglês.


Be proud

Be Blue Pine


xx Fernanda

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo