• Fernanda Ceneviva

O que é possível aprender em 30 dias? Case Anne

A Anne, estudante de pedagogia que mora em São Paulo, não sabia contar até 20 em inglês. Mesmo ela já tendo feito um curso de inglês pela faculdade, ela não se lembrava de conceitos simples e não entendia perguntas como "How old are you?". Em julho, fizemos o intensivo de 30 dias. Agora em agosto ela está fazendo o #30daychallenge do nosso instagram (que é gratuito!) para colocar em prova se ela consegue ser independente na fluência e também, claro, falar inglês.


Eu estou gravando TODO o processo e logo logo vou soltar os vídeos pra compartilhar com vocês! Mas enquanto a série não fica pronta, eu gostaria de compartilhar um exemplo de até onde é possível chegar em 30 dias de compromisso. Nossos objetivos foram: atingir a independência e sair do inglês básico.



INDEPENDÊNCIA: A ANNE NÃO PRECISA MAIS DE MIM.


Esse é meu objetivo número um: nunca mais ser professora do aluno que me contrata. Estranho, né? Isso porque o goal aqui é que o aluno não precise mais de mim e consiga chegar onde quer sem depender de outra pessoa.

Exemplo:


Eu não estou mais dando aulas para a Anne em agosto, e mesmo assim ela soube como, onde, quando e porque pesquisar WILL vs GOING TO. Esse não foi um assunto que estudamos nos nossos 30 dias juntas. Não foi algo que pedi para que ela estudasse também, e mesmo assim ela aprendeu sozinha o tempo futuro. A única coisa que eu fiz foi pedir que ela cumprisse o #30daychallenge, que é gratuito e está disponível nos destaques do meu Instagram, o resto foi colher a independência dela que plantamos lá em julho.


A ANNE FALA, ENTENDE, LÊ, ESCREVE E PESQUISA EM INGLÊS

Esse é o audio que ela enviou cumprindo o dia 08 do #30daychallenge, em que ela precisa falar sobre os planos pro próximo final de semana:



Ela não está no nível avançado - isso não é possível em 30 dias. O que é possível é chegar na conversação independente. A Anne tem o objetivo de ser professora bilíngue e para isso ela vai precisar trabalhar para atingir a proficiência no idioma, que é o nível mais avançado que existe. Ela tem 3 anos até terminar a faculdade e nós vamos registrar todo o processo até ela conseguir o emprego que deseja. Mas a Anne já tem o que todo fluente tem em comum: independência e acesso à informação.


Outras coisas que a Anne já provou ser capaz de fazer:

  • Ela está lendo o 3º livro dela em inglês;

  • Ela já consegue ficar mais de 60min conversando em inglês, ouvindo e respondendo;

  • Ela já escreveu redações, emails, e até um livro infantil juntando as histórias de João e Maria + Chapeuzinho Amarelo do Chico Buarque (Anne é aluna de pedagogia e quer ser professora bilíngue);

  • Ela já montou planos de aula em inglês, com lições de geografia e história;

  • Gravou inúmeros vídeos em inglês ensinando crianças desde fazer panquecas até sobre a sistema governamental do Brasil.



Eu gostaria agora que você refletisse sobre a importancia de assumir esse compromisso com você mesmo, de aprender inglês de uma vez por todas. Quem vai precisar percorrer esse caminho é você, e você apenas. Você pode contar comigo e com outros profissionais para guiar e te mostrar como fazer isso, mas você vai ter que estar na linha de frente dos seus estudos todos os dias.

PS: esse intensivo (muita, muita ênfase na palavra intensivo) de 30 dias vai ter a segunda edição muito em breve. Se você tiver interesse e me procurar antes do lançamento oficial, eu vou te dar um pre$ente pela sua iniciativa e vontade de assumir esse compromisso de mudar de vida. Me chama e vamos marcar um bate papo.

Copyright Blue Pine 2014 - 2020. Politica de Privacidade

contato@bluepine.com.br  | 19 98431 2180 |
iconfinder_linkedin_circle_color_107178.
iconfinder_social-16_1591848.png