• Fernanda Ceneviva

Perguntas mais comuns na imigração de aeroportos – com tradução e respostas!

Você já deve ter escutando diversas histórias horríveis sobre experiências nada amistosas nas imigrações de todo o mundo. O segredo para passar pela imigração é a preparação, paciência e se manter calmo. Entrar em um pais diferente não é um bicho de sete cabeças, neste artigo vamos ensinar como se preparar para essa tão temível conversa e te dar frases prontas para se sair bem.


Começando com o mais importante:

Mantenha a calma O nosso modus operandi numa ocasião dessa é ficar nervoso mesmo, sem dúvidas. E para piorar um pouco você não verá um TSA agent (oficial de alfândega) sorrir para você, ou fazer cara de bons amigos. Isso não quer dizer que ele quer que algo ruim aconteça na sua entrada, e sim que esse profissional está apenas cumprindo a função de proteger a imigração do país.

Não se preocupe, se você não está fazendo algo ilegal, nada de ruim vai acontecer nesse processo. Responda às perguntas rapidamente e de modo simples, sem dar informações desnecessárias e que o oficial não perguntou.


Tenha sua documentação em mãos Eu digo a todos os meus alunos para estarem prontos a apresentar o recibo de reserva no hotel, a matrícula do intercâmbio, a passagem de volta, e qualquer outro documento relevante à sua estadia e retorno. Apresente esses documentos apenas se o oficial pedir, mas deixe-os de fácil acesso caso precise.

Em países como os Estados Unidos ou Canadá, você terá que preencher um formulário de imigração no avião e entrega-lo para o oficial no aeroporto na hora da checagem de passaportes. Tenha essas coisas à mão, prontas e preenchidas!

Aqui estão os formulários dos Estados Unidos e do Canadá. Não se preocupe em imprimi-los, os formulários oficiais serão entregues no avião.


Preste atenção nas palavras chave Não se preocupe em entender a frase toda de modo perfeito se você ainda não tem essa fluência. Concentre-se em entender o principal da pergunta. Por exemplo: May I see your passport, please?

Como em qualquer idioma, alguém proficiente no inglês não vai falar pausadamente, e nem todas as sílabas. É muito mais provável que você não escute palavras inteiras e que a pergunta vire uma coisa só. Mas se você entendeu “passport, please”, então você entendeu o propósito da pergunta. Nesse artigo vou destacar as palavras chave de cada pergunta.


Perguntas mais comuns e como responde-las 1. What’s your final destination? (Qual é seu destino final?) This is my final destination (Este é meu destino final) / It’s … (Canadá, Orlando, etc)


2. How long will you be staying in the US? (Quanto tempo você ficará nos EUA?) For 2 weeks (por 2 semanas) / For 6 months (por 6 meses)


3. What’s the purpose of your visit? (Qual o propósito da sua viagem?) I’m here on business (estou aqui a trabalho) / I’m here on vacation (estou aqui de férias) / I’m here to study (Estou aqui para estudar)


4. Where will you be staying? (Onde você vai ficar?) At a hotel (em um hotel) / at a friend’s house (na casa de um amigo) / with a host Family (numa casa de família)


Se você quer se preparar e ter mais confiança na sua viagem, converse com a gente aqui na Blue Pine Inglês Especializado. Temos cursos preparatórios para viagens que focam exatamente no que você vai precisar falar, como: passar pelo aeroporto, alugar um carro, ir a restaurantes, etc. Bata um papo com a gente, vai ser um prazer pensar num plano de ação para você.


Blue Pine Inglês Especializado www.bluepine.com.br Faça um teste de nível: www.bluepine.com.br/teste-de-nivel WhatsApp: 19 98431-2180

Pratique ouvir e responder às perguntas desse artigo e boa viagem!

Copyright Blue Pine 2014 - 2019. Politica de Privacidade