Quanto tempo demoro pra aprender inglês?

Se pra ter a vida que você quer, você precisa falar inglês, essa postagem é para você. Descubra quanto tempo demora pra aprender inglês.



Descubra seu nível de inglês atual


Faça uma auto avaliação com a tabela de nivelamento do CEFR e entenda qual o seu nível atual. Isso vai te dar a base para tomar decisões e saber quanto tempo você precisa para chegar no seu objetivo


Aqui eu falo mais sobre o CEFR e também deixei a tabela de autoavaliação do Conselho Europeu para você



Decida qual nível você quer falar inglês


Se você quer aprender inglês para viajar, falar no aeroporto, comprar uma passagem aqui e ali, você não precisa ter um inglês nível proficiente. Você não vai deixar de viajar porque não consegue debater geopolítica em inglês, não é mesmo? Conseguir se comunicar em aeroportos, hotéis, restaurantes e lojas, já é suficiente.


Se você quer aprender inglês para trabalho, qual o nível de inglês que você precisaria ter nesse emprego para desempenhar sua função? As empresas geralmente pedem nível B2, que não é o mais avançado (é o quarto de 6 níveis), mas que já demonstra que você é independente e consegue se expressar e entender tranquilamente, sem precisar de ajudas externas.



Decidido o nível, veja quantas horas de estudo guiado você precisa


Existe um estudo muito consolidado na União Europeia, que padronizou níveis de idioma no CEFR, que diz que para qualquer idioma existem níveis diferentes de proficiência, e cada nível tem parâmetros de fluência.


O Conselho Britânico, que usa o CEFR, diz que para atingir cada nível de proficiência, o aluno precisa de 200h de estudo guiado.


Aqui na Blue Pine, nós oferecemos uma carga horária semanal de 5h no curso regular (2h obrigatórias e 3h extras), e mais o plano de estudo para casa.

Imagine que o aluno estude essas 5h na escola, e faça 1h semanal de estudo em casa.


Então temos o cálculo:


6h/semana vezes 52 semanas no ano = 312h de estudo guiado

Mas, sendo realistas, tiramos 20% desse tempo para descanso e eventuais emergências. Então ficamos com 312h - 20% = 249h


Conclusão: aqui na Blue Pine, a possibilidade de horas de estudo guiado no ano são de 249h (6h por semana, menos 20% para descanso)


Fonte: Cambridge Assessment


É possivel aprender em menos tempo?


Aqui na Blue Pine, já tivemos casos de alunos que aumentaram o nível de proficiência em menos horas. Vou comentar dois com você



EMERSON - De A1 a B1 em 6 meses


O caso do Emerson aconteceu há alguns anos atrás. Ele nos procurou falando “olha, minha empresa quer me mandar pra China, pra representar a fábrica lá numa feira internacional automotiva e pra visitar alguns possíveis fornecedores. Eu tenho 6 meses pra conseguir me comunicar com eles em inglês.”


| Case de Sucesso - Emerson Angileli |


O nível do Emerson era A1 completo.


Nós preparamos 6 meses de estudo diário em casa + aula semanal de prática focada apenas nessa viagem.

Ao final dos 6 meses ele foi e a viagem foi um sucesso. Ele visitou fábricas, expôs a empresa em uma feira internacional, voltou pro Brasil e ganhou uma promoção.



ANNE - de A0 a A2/B1 em 30 dias


A Anne é uma aluna do curso de pedagogia que sonha em ser professora bilíngue em SP (a diferença salarial entre professores que não falam inglês e professores de escolas bilíngues chega a R$10 mil reais/mês em casos que nós acompanhamos).


| O que é possível aprender em 30 dias? Case Anne |


Durante a graduação ela nos procurou com esse sonho e disse que tinha de 2 a 3 anos para chegar no nível C1.


O nível da Anne era A0 (a gente brinca que ela não sabia nem escrever cheesecake haha)


Com a Anne fizemos o programa intensivo durante as férias da faculdade - o que significa que ela tinha o dia todo para se dedicar ao inglês, durante 30 dias. No mês de aulas, ela estudou aproximadamente 45h/semana entre estudo em casa e a aula diária, de segunda a sábado, totalizando no mês 200h de estudo guiado.


Ao final de 30 dias, a Anne foi capaz de manter uma conversa em inglês por 60 min, sem usar português ou auxílios externos, falando de diversos assuntos (trabalho, planos, família, sobre a área de trabalho dela, desejos e gostos)


A Anne terminou os 30 dias tendo completado o nível A2, e demonstrando características de B1. Ela tem mais 2 anos para atingir o C1



É Comum precisar de mais tempo?


Os casos que nós acompanhamos de alunos que precisam de muito mais horas de estudo guiado, são geralmente casos em que o aluno começa o curso e pára no meio do estudo por algum motivo.

Quando esse aluno retorna ao estudo, normalmente a contagem de horas é resetada, e volta do início do nível.


Portanto, se você tem o objetivo de ser fluente em inglês, priorize seu tempo e se planeje para estudar suas horas guiadas de acordo com a tabela de horas da Cambridge.


Quer garantir um excelente ensino e 250h de guided learning no ano? Converse conosco! A Blue Pine tem anos de experiência ensinando inglês para adultos.


Nos mande um email no contato@bluepine.com.br ou entre em contato pelo

WhatsApp 19 98431-2180

0 comentário